quarta-feira, março 16, 2011

Não é só um animal doente!


Amigos,
Infelizmente esta não é uma história encantadora de um filhotinho de cachorro fofo e amado. É a história perturbadora das condições em que se encontram os muitos animais que cruzam nossos caminhos diariamente...
Este post surgiu da necessidade de ajudar uma cadela que está sendo maltratada, enxotada, repudiada pelas ruas do bairro Araçás...mas serve como um forma de desabafo de alguém que já quase não suporta esperar por atitudes da prefeitura de nossa querida cidade, temos uma lei de proteção animal que não funciona, nosso CCZ é um "açougue", um lugar feio, desagradável, deprimente e destruidor de sonhos...por mais que as Drªs Roberta e Vanessa façam o que podem para cuidar dos anjinhos que hoje lá se econtram nós sabemos que precisamos de muito mais...sabemos que elas estão sujeitas as regras de um sistema que precisa ser derrubado!

Esta cadela das fotos está causando pavor por onde passa, as pessoas atravessam a rua para não ter de chegar perto dela, se os humanos são capazes de ter aversão a um morador de rua sujo e doente, por que iriam agir diferente diante de um animal?

O Auaufanato abriga hoje cerca de 60 animais, temos 28 baias.

Não recebemos nenhum tipo de ajuda financeira do poder público para fazer o que as autoridades deveriam fazer, por pior que sejam as situações estamos sendo obrigadas a fechar os olhos...temos muitos gastos e infelizmente poucos amigos comprometidos que nos ajudam a manter condições dignas de sobrevivência aos nossos animais.

Eu tenho consciência de que repassar a vocês esta e tantas outras histórias pode abrir portas para que consigamos socorrer um ou outro pobre animal...Mas e os demais? Mas e a origem do problema? Quando é que vamos atacar da maneira certa? Vamos nos manifestar! Vamos exigir que o poder público faça a parte que compete a ele.

Eu sei também que cada um de nós tem um história triste prá contar de um animal que está sofrendo em algum lugar...o problema maior está na omissão dos governantes! Precisamos agir, precisamos iniciar um movimento que traga resultados satisfatórios para a vida de nossos protegidos.
O meu apelo é desesperado.
Estou cuidando diariamente somente nas proximidades da minha casa de 6 cães de rua.
Eu moro no centro de Vila Velha, na rua 15 de Novembro (próximo a Praia da Costa - bairro "NOBRE"!) e tenho necessidade de fazer com que as pessoas enxerguem que não existem animais abandonados somente em bairros periféricos. Os animais abandonados estão no Centro, na Praia, em Cobilândia, em Araçás, em Itapoã, etc.
A Lei municipal de Proteção aos animais diz em seu 7º artigo que cuidar dos animais é cuidar da Saúde Pública!!!
E que é obrigação da Prefeitura incentivar a viabilização e o desenvolvimento de programas que visem ao controle reprodutivo de cães e de gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção, e de campanhas educacionais para a conscientização pública da relevância de tais atividades, cujas regras básicas seguem descritas na Lei.
A Prefeitura deve prevenir, reduzir e eliminar a morbidade, a mortalidade e o sofrimento dos animais humanos e não humanos causados pelas zoonoses, através do cuidado com a saúde do animal que convive com o homem.
O Art. 40 da mesma lei diz que serão feitas campanhas de conscientização para que o proprietário não abandone o animal em logradouro público ou privado, sob pena de multa a ser estipulada pelo CCZ.
Multa???
Que multa? Que punição as pessoas que maltratam os animais estão recebendo?
Se essas multas são aplicadas para onde vai esse dinheiro?
O valor arrecadado com estas punições deveria ser ser revertidas em benefícios para os animais urbanos, em:

*campanhas permanentes de posse e guarda responsável de cães e gatos;

*campanhas permanentes de adoção;

*campanhas contra o abandono dos animais;

*campanhas pró-esterilização;

*campanhas de conscientização sobre os direitos dos animais;

*manutenção dos postos de adoção e esterilização;

*manutenção dos Centros Clínicos Veterinários Públicos;

*campanhas contra a crueldade e violência com animais de tração.

Enfim...meus amigos...eu não vivo nesse planeta lindo onde os animais são tratados com dignidade, eu vivo numa cidade onde cadelas no cio cruzam indiscriminadamente pelas ruas, onde as pessoas apedrejam, chutam, cospem em animais (sim! eu vi um menino que não deve ter mais que 10 anos cuspir em um dos cães que eu estou cuidando), onde as pessoas têm de fazer campanha para arrecadar jornal, papelão, medicamentos para os animais que estão sobre tutela do estado, dentro do CCZ. Eu vivo numa cidade onde a ração que os animais comem no CCZ é tão nutritiva quanto "isopor"...eu me pergunto diariamente, o que é pior que isso? Existe lugar pior para se viver do que este planeta?

O animais do nosso abrigo estão sendo adotados e devolvidos constantemente, as pessoas não querem que eles pulem, que eles comam, que eles latam, que façam cocô. Os humanos precisam ser educados, conscientizados do valor de uma vida para que sejam capazes de adotar um animal e tratá-lo com respeito e entender que eles são seres vivos!!! Não adianta fazer uma feira de adoção na pracinha e entregar os animais para pessoas que não conhecemos, eles irão voltar para as ruas.

Este animal precisa de ajuda...Todos os demais que cada um protege e alimenta também precisa. Precisamos cuidar dos seres humanos, do coração de cada um, precisamos visitar escolas, comunidades carentes e (não tão carentes) e ensinar as crianças a importância de não cuspir em cães de rua. Precisamos ensinar aos adultos que cada vez que eles fazem mal a um animal estão deixando um exemplo ruim para os próprios filhos.

Precisamos fazer a Prefeitura de Vila Velha atuar ao nosso lado. Esta cadela deveria ser recolhida dignamente pelo CCZ, tratada, castrada, bem alimentada e posteriormente encaminhada para uma boa família. Eu digo isso baseada na Lei da minha cidade e não numa utopia...

Não sou eu quem tem que resgatá-la, não é a Maria, o João, a Alice, o Pedro quem tem que fazer isso. A obrigação de cuidar dos animais é da Prefeitura, nós protetores podemos e devemos ajudar, mas também precisamos de ajuda, eu não conheço ninguém que tenha pé de dinheiro no quintal...Este animal precisa de veterinário, de exames, de medicamentos, de abrigo, de alimentação.

Por favor, repassem esta mensagem. Repassem até que ela chegue a quem este assunto deveria interessar, por gentileza, quem conhece profissionais da tv, dos jornais que faça essa história receber a atenção que merece.

(A Celia Brierre está alimentando a cadela mas isso infelizmente não garante nada, a qualquer momento pode surgir um justiceiro que decida resolver o problema da forma mais "simples", acabando coma vida deste animal, ainda mais por se tratar de uma mestiça da raça pitbull).

Eu sozinha não consigo fazer nada, me desculpem.

Obrigada,

Mariana

"Sim, és pó...e ao pó voltarás."

(Gênesis, 3:19)

Um comentário:

Leonardo disse...

COntinuo mandando emails e torpedos querendo saber se essa cadela já foi capturada, mas não recebo resposta.